Podemos inovar no planejamento estratégico?
Está aberta a temporada de planejamento para 2023 e isso pode ser uma oportunidade de fazer diferente.
Oi, tudo bem?
Esta é a edição #23 da nossa newsletter.
Tá na hora do planejamento estratégico, por isso vamos falar sobre alguns mitos e lendas recorrentes em muitas empresas, mostramos um pouco do nosso framework de planejamento com Design Thinking + OKRs e trazemos dicas valiosas para a estratégia da sua organização.
Boa leitura :)
Desde sempre, pensamos em como conciliar a forma tradicional de realizar o planejamento estratégico com abordagens mais inovadoras e colaborativas, usando o Design Thinking para trazer a perspectiva humana para o centro do negócio, OKRs e metodologias ágeis para o desdobramento de metas, entre outras experimentações.
No entanto quando falamos sobre este tema, uma série de mitos e lendas são recorrentes nas organizações.
Dá uma olhada nestes vídeos e veja se consegue identificar alguns destes mitos pelos corredores do seu trabalho?
Pois é, mas criticar e brincar com os mitos não significa muito, se não estivermos dispostos a apresentar soluções, concorda?
A partir daí, contamos com a abertura e disposição de clientes como Grupo Hermes Pardini, Itambé, Banco BS2, entre outros, para testarmos uma série de ferramentas, abordagens e designs de experiência até chegarmos a um framework flexível para a elaborar e desdobrar a estratégia de negócios:
Foram muitas rodas de interação, testes, feedbacks e confiança criativa para chegarmos a uma dinâmica de trabalho que seja participativa, promova a inovação, ágil para lidar com o ritmo dos tempos atuais, sem jogar o conhecimento tradicional fora.
Não adiantaria termos o modelo mais disruptivo, se ele não se aplica à realidade das empresas.
Nessa trajetória tivemos a sorte de contar com clientes corajosos que apostaram na mudança. O primeiro feedback que recebemos, geralmente é que as pessoas se engajam mais no processo, que é menos chato e maçante.
Trabalhar de forma participativa, faz com que a produção seja arejada por diferentes pontos de vista.
Ainda na pandemia gravamos um papo onde explicamos melhor como chegamos ao trabalho que realizamos hoje.
Nas organizações, o principal objetivo do planejamento estratégico é garantir que todas as ações realizadas estejam alinhadas as diretrizes estratégicas do negócio, em busca de resultados, definindo os caminhos que as organizações devem trilhar a fim de buscarem a sua sustentabilidade, agilidade e solidez no atual cenário do mundo dos negócios.
Neste cenário, as organizações bem-sucedidas não são aquelas que conseguem prever o futuro, mais sim aquelas que conseguem se adaptar a um futuro incerto. E por isso, se faz cada vez mais necessária a utilização de uma ferramenta como o planejamento estratégico para orientação dos caminhos a serem seguidos.
E para isso, várias técnicas e ferramentas de Design Thinking podem e devem ser utilizadas a fim de aprimorar o planejamento estratégico e auxiliar na cultura da organização.