Como criar jornadas híbridas que façam mais sentido?
Ampliamos o ambiente de trabalho, mas podemos cuidar melhor dessa dinâmica
Oi, tudo bem?
Esta é a edição #24 da nossa newsletter.
A transformação no mundo do trabalho, como toda fase de transição, ainda provoca muita dúvida e insegurança, tanto nas pessoas quanto nas organizações. Como podemos promover jornadas mais adequadas para cada contexto?
Boa leitura :)
Depois da guinada ao universo remoto, na medida em que retomamos as atividades presenciais, inúmeros sentimentos e tensões emergem sobre como pode ser essa nova dinâmica que concilie remoto e presencial.
O que temos hoje, chamado de "híbrido", ainda parece um tanto improvisado. Parece que as pessoas tentaram acomodar remoto e presencial na base da gambiarra, uns por conveniência, outros por necessidade.
Claramente, nas atividades que mesclam on e offline, percebe-se uma perda em um ou outro ambiente. Chegamos a boas jornadas online e práticas presenciais, mas nas híbridas, ainda não vimos algo que funcione bem.
Talvez, a primeira transformação necessária seja a necessidade de reconhecer que não sabemos como lidar com o que está acontecendo. Compreender melhor o problema, antes de partir para a solução.
E se convidássemos os colaboradores, remotos e presenciais, a cocriar jornadas híbridas, com concessões e prioridades compartilhadas?
Mais importante do que o Design Thinking como abordagem em si, é pensar em como podemos aplicar seus princípios para ampliar o entendimento sobre os dilemas atuais, assim como chegar a novas possibilidades.
Questionar o problema, buscar novas perspectivas, convidar os stakeholders a serem corresponsáveis por caminhos possíveis, promover decisões de forma mais horizontal e participativa, pode impactar profundamente a experiência dos colaboradores.
Aqui vão mais referências sobre o tema:
6 coisas que aprendemos sobre trabalho híbrido até agora
A arte dos encontros: Como se reunir e a importância de estar perto dos outros
Fim de ano tá aí e aproveitamos pra lembrar que em 5 anos aprimoramos um framework de Planejamento Estratégico mesclando abordagens tradicionais com Design Thinking, Agile e OKRs. Basta clicar na imagem pra iniciar uma conversa com a gente.